bettingpro

Home > Évora acolhe estreia de espetáculo baseado em obra de Eduardo Lourenço
Évora acolhe estreia de espetáculo baseado em obra de Eduardo Lourenço
Time:2023-07-24
Views:2020

bettingpro

  
LIVE      

Évora acolhe estreia de espetáculo baseado em obra de Eduardo Lourenço

bettingpro

Évora acolhe estreia de espetáculo baseado em obra de Eduardo Lourenço

A peça vai ser apresentada, às 21:30, nos Antigos Celeiros da EPAC, onde estará em cena até ao dia 24 (aos domingos as sessões são às 16:00), divulgou hoje, em comunicado, a bruxa Teatro, de Évora.

A seguir, a criação conjunta segue para o Teatro Municipal da Covilhã (Castelo Branco), ‘casa’ da ASTA, para ser apresentada entre os dias 27 e 29 deste mês.

Segundo a Bruxa Teatro, a estreia do espetáculo coincide com as comemorações do centenário do nascimento de Eduardo Lourenço (1923-2023), iniciadas no ano passado e que terminam a 23 de maio deste ano.

“O Esplendor do Caos”, a partir da obra homónima deste “vulto maior da cultura portuguesa contemporânea”, tem dramaturgia e direção de Marco Ferreira.

O livro, segundo o grupo teatral, foi uma “obra singular escrita nos anos 90 do século passado” por Eduardo Lourenço e serve como mote para este “espetáculo vibrante, fragmentado, onde se cruzam linguagens, temas, reflexões e imaginações”.

E que conduzem o público “por um labirinto surpreendente em torno da pergunta ‘Que caos é este que habitamos?’”, acrescentou.

De acordo com a sinopse do espetáculo, “a humanidade está mergulhada num caos. O mundo chegou a um ponto onde o horror se tornou invisível”.

Ao longo dos tempos, “a ordem tem transformado o caos em cosmos, permitindo os vários ciclos da vida universal. Do nada se faz nova luz. Mas o que é o nada? É só a não-luz de uma luz que não teve começo nem fim ou aquilo onde tão festivamente estamos”.

E pode-se “discutir se a desordem em que estamos mergulhados desde a economia até à ética releva ou não do conceito de caos”, mas, “do que não há dúvidas, é de que o habitamos como se fosse o próprio esplendor”, é referido na sinopse.

A peça criada pelas duas companhias, com coprodução das câmaras de Évora e da Covilhã, é interpretada por Carmo Teixeira, Danilsa Gonçalves, e Elsa Pinho.

Para sexta-feira, às 17:30, igualmente nos Antigos Celeiros da EPAC, está ainda agendada uma conversa em torno da vida e obra de Eduardo Lourenço e do processo de criação artística e adaptação da obra “O Esplendor do Caos”.

A sessão vai contar com João Tiago Lima (Universidade de Évora), António Guerreiro (Jornal Público) e Marco Ferreira (dramaturgia e direção do espetáculo).

Professor, filósofo, escritor, crítico literário, ensaísta e interventor cívico, Eduardo Lourenço nasceu em São Pedro de Rio Seco, concelho de Almeida, distrito da Guarda, em 23 de maio de 1923, e morreu em Lisboa, no dia 01 de dezembro de 2020.

Disney pagou fortuna a Taylor Swift por filme-concerto para vencer forte concorrência

A Disney teve de "abrir os cordões à bolsa" para ficar com o filme-concerto "Taylor Swift - The Eras Tour (Taylor’s Version)".

Segundo o , referindo fontes anónimas, o estúdio teve de bater a concorrência da Netflix e da Universal Pictures para o Disney+ ficar com os direitos exclusivos para streaming.

O meio especializado garante que o valor do negócio é superior a 75 milhões de dólares, mais de 69,55 milhões de euros à cotação do dia.

Resultado da gravação dos três primeiros espetáculos da artista em Los Angeles entre 3 e 5 de agosto de 2023, a experiência cinematográfica da artista vencedora de 14 prémios Grammys,  realizada por Sam Wrench, arrecadou mais de 260 milhões de dólares em todo o mundo na bilheteira global, tornando-se no filme-concerto mais vendido de todos os tempos.

A versão que será disponibilizada no Disney+ a 15 de março vai contar com o alinhamento completo do concerto, incluindo a canção "Cardigan" e quatro adicionais acústicas.

"'The Eras Tour' tem sido um verdadeiro fenómeno que emocionou e continua a emocionar os fãs em todo o mundo, e estamos muito entusiasmados por trazer este concerto incrível para o público de todo o mundo, em exclusivo no Disney+", frisou o CEO da Disney, Bob Iger.

"É com grande entusiasmo que vos digo que encontrei uma casa de streaming para o filme do concerto da 'Eras Tour', e essa casa será a Disney+", celebrou Taylor Swift nas redes sociais.

+Escolha sua comunicação de notícias favorita. Clique aqui!

Évora acolhe estreia de espetáculo baseado em obra de Eduardo Lourenço

Previous:Wanessa fala sobre participação no Sincerão: 'Eu não queria estar aqui'
Next:"Oppenheimer" e "Pobres Criaturas" vencem Globos de Ouro. "Barbie" foi a derrotada da noite
related articles
bettingpro Mapa do site

1234